Utilizar e conhecer os melhores gatilhos mentais na hora de criar sua estratégia de marketing, pode garantir o sucesso de sua ação. Para conhecer quais são e como usar os melhores gatilhos mentais, confira todas as nossas dicas.
O que são gatilhos mentais?
O gatilho mental é uma maneira de ativar alguns gatilhos no nosso cérebro, fazendo com que algumas decisões sejam tomadas. Os melhores gatilhos mentais são expressões ou palavras, que têm a capacidade de despertar algumas necessidades nos consumidores.
Os melhores gatilhos mentais podem ser utilizados de muitas maneiras, desde legendas para as redes sociais, landing pages, e-mail marketing e até mesmo em roteiros para vídeos. Esses gatilhos, quando bem utilizados, garantem o sucesso da sua estratégia.
Como fazer os melhores gatilhos mentais?
Existem diversos gatilhos mentais e cada um deles tem uma indicação, de acordo com o objetivo da sua estratégia. Dependendo da ação que você deseja que seu consumidor tome, existem gatilhos específicos para serem usados.
Os melhores gatilhos mentais sempre vão ser aqueles que mais se adequam à sua estratégia.
5 Melhores gatilhos mentais
Existem muitos tipos de gatilhos para você utilizar na sua estratégia, separamos os 5 melhores gatilhos mentais para você conhecer mais a fundo:
Autoridade
O gatilho da autoridade consegue posicionar a marca em seu nicho. Uma figura de autoridade é sempre usada nesse gatilho, para passar confiança ao seu consumidor.
Alguns exemplos muito fáceis de serem identificados nesse tipo de gatilho, é a Anitta na Nubank, além do clássico da Xuxa com o Monange.
Razão
Esse é um gatilho muito utilizado quando falamos de produtos. A principal pergunta que o gatilho da razão deve responder é “esse produto resolve o meu problema?”.
Na hora que apresentamos a solução de um problema que o cliente está precisando, ele encontra a razão para comprar o produto que você oferece ou contratar seu serviço. Por isso, busque sempre provar porque o que você oferece é tão importante para o consumidor.
Escassez
Esse é um dos melhores gatilhos mentais e mais utilizados em diversos nichos e tipos de estratégia. Esse gatilho ativa na gente o desejo de ter algo que está acabando ou que poucas pessoas podem possuir.
Se um produto tem muito, ele não é tão valorizado. Mas, quando tem pouco, está acabando ou quando se trata de uma edição limitada, o desejo de ter aumenta. Porque caso a compra não seja realizada, as pessoas podem perder a oportunidade, então elas se antecipam e acabam realizando a compra.
Prova social
Já a prova social é um gatilho muito usado nas redes sociais. Ela se trata do depoimento de outras pessoas que usaram seu serviço ou compraram seu produto.
Você pode buscar esses depoimentos dos feedbacks que seus clientes dão ou até mesmo induzi-los a fazer isso, oferecendo um desconto na próxima compra, por exemplo.
Urgência
O gatilho da urgência e da escassez são parecidos, mas não são a mesma coisa. Enquanto na escassez trabalhamos com o desejo de ter algo limitado, na urgência trabalhamos com tempo.
Por exemplo, você pode utilizar expressões que remetem a isso: “só até amanhã”, “tempo limitado” e por aí vai.
Muitas vezes, utilizamos esses melhores gatilhos mentais de forma intuitiva e não entendemos a grandeza que eles podem proporcionar às nossas ações. Por isso, é fundamental que o profissional de marketing tenha ciência da existência e das aplicações dos melhores gatilhos mentais, garantindo o sucesso da sua estratégia.